Lourenço EnCanto na Educação Infantil

Alunos participaram de integração com leituras simultâneas em toda a Unidade.


No dia 25 de maio, os alunos do Infantil participaram do projeto “Lourenço EnCanto”. A atividade proporcionou um momento de integração entre todos os alunos da Educação Infantil, por meio de histórias contadas e encenadas pelas professoras auxiliares em todos os espaços da Escola.
 
O projeto “Lourenço EnCanto” tem como objetivo incentivar o hábito de leitura nas turmas da Educação Infantil. “A ideia é fazer com que se desenvolva o comportamento leitor nas crianças e, para isso, elegemos algumas histórias. A professora auxiliar de cada turma produziu um cartaz com a capa do livro e uma resenha para convidar as crianças para determinada leitura”, explica a coordenadora pedagógica, Vivian Alboz.
 
Durante a semana, as professoras leram as resenhas para as crianças e explicaram que cada um poderia escolher qual a leitura de história que gostariam de assistir. “Eles foram conversando entre eles e trocando informações. No momento da escolha, os alunos mais novos trouxeram etiquetas com seus nomes para colarem no cartaz, e os mais velhos apenas escreveram o próprio nome na sessão que queriam participar”, comenta a coordenadora. A escolha possibilitou a integração entre os alunos, fazendo com que as turmas se misturassem na sessão.
 
No dia do “Lourenço EnCanto”, as sessões aconteceram simultaneamente, e cada professora auxiliar foi buscar os alunos nas salas de aula para seguirem para os ambientes predeterminados (pergolado; Santa Terezinha; sala de leitura; recreio; sala de culinária; campinho e sala). “Cada professora auxiliar utilizou um recurso diferente para contar a história, como objetos não estruturados, por exemplo.  Na leitura de ‘O Caso do Bolinho’, a professora trouxe o bolo para compartilhar com os alunos. Cada uma pôde utilizar um recurso”, destaca Vivian.
 
Os alunos irão conversar sobre a história que ouviram. “No próximo mês, nós vamos repetir as histórias contadas para que as crianças tenham a possibilidade de verem a leitura que o colega contou e que elas possam ter ficado com vontade e, assim, vamos desenvolvendo o comportamento leitor nas crianças”, explica a coordenadora.
 
As leituras contadas e encenadas foram:
 
Infantil 4 e 5: O pote vazio; O lobo, a cabra e os sete cabritinhos; A árvore generosa; Filhotes de bolso e o Reizinho mandão.
Infantil 1, 2 e 3: Da pequena toupeira; Bem lá no alto; O rei bigodeira e a sua banheira; O caso do bolinho; A casa sonolenta; O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado e Os três lobinhos e o porco mau.